quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Calda de açúcar e xarope

Significam quase a mesma coisa apenas se diferencia na aplicação.

A calda utiliza-se em conservas de frutas, para acompanhar ou regar bolos e confeccionar doçaria.

O xarope utiliza-se especialmente na preparação de bebidas e licores (quase sempre depois de clarificado e filtrado).

Proporções:

Se pretende calda fraca para para acompanhar filhós, papos de anjo, fatias da china, rabanadas...

  • 1litro de água
  • 1 kg de açúcar
Se pretende calda mais alta para confeccionar doces
  • 1kg de açúcar
  • 1/2 de água

Preparação:

Num tacho leva-se a calda ao lume e deixa-se ferver prolongadamente em lume médio.