A calda utiliza-se em conservas de frutas, para acompanhar ou regar bolos e confeccionar doçaria.
O xarope utiliza-se especialmente na preparação de bebidas e licores (quase sempre depois de clarificado e filtrado).
Proporções:
Se pretende calda fraca para para acompanhar filhós, papos de anjo, fatias da china, rabanadas...
- 1litro de água
- 1 kg de açúcar
- 1kg de açúcar
- 1/2 de água
Preparação:
Num tacho leva-se a calda ao lume e deixa-se ferver prolongadamente em lume médio.
