- manteiga q.b.
- 1 colher sopa de farinha (mal cheia)
- 3dl leite
- sal, pimenta e noz mocada q.b.
Em lume brando num tacho derrete-se uma colher de manteiga e polvilha-se com uma colher de farinha. deixa-se cozer sem ganhar cor até aparecer uma espécie de espuma branca e rega-se com os 3dl de leite, mexe-se sempre muito bem com uma colher de pau ou uma vara de arames até tudo estar bem ligado, ter cuidado para não pegar no tacho.
Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada e deixa-se cozer em lume brando cerca de 10 minutos.
Este molho é próprio para lasanha, couve-flor peixe e bacalhau.
Pode-se também juntar a este molho duas ou três gemas de ovos e levar novamente ao lume acrescentando marisco peixe ou carne pois fica bastante saboroso.
